Cistos Mamários acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos de idade

Cistos Mamários acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos de idade

Por Redação DermaDream

Estamos no “Outubro Rosa”, comemorado em todo o mundo o nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Diante disso é imprescindível fomentar informações esclarecedoras que conscientizem as pessoas sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce e outras dúvidas que se tem sobre o tema.

Conversamos com a Dra. Elisabeth Trezza Ginecologista e Obstetra que esclareceu o que são cistos mamários:

Nódulos de aparecimento súbito, contornos regulares, palpáveis, móveis e dolorosos são características dos chamados Cistos Mamários, entidade benigna que acomete cerca de 10 em cada 100 mulheres entre os 35 e 50 anos.

Acredita-se que a causa de seu aparecimento seja de influência hormonal, ocasionando uma obstrução nos ductos mamários e uma dilatação gradual destes mesmos, formando os cistos. Dra. Elisabeth explica que a maioria dos cistos são os chamados Simples, apresentando-se preenchidos por líquido claro, esverdeado, acastanhado ou amarelado; podem ser múltiplos e bilaterais, e o diagnóstico inicial é feito através da Ultrassonografia.

A conduta frente ao cisto simples mamário é o acompanhamento através dos exames de rotina, não sendo necessário o seguimento em intervalo menor do que o preconizado para o rastreamento – salvo quando se trata de cistos complexos ou complicados, que necessitam de exames e procedimentos adicionais. “Quando o cisto é sintomático, grande ou doloroso, pode-se realizar a punção do mesmo, aliviando o quadro, mas esta não é mandatória. Também não há medicamentos que façam os cistos desaparecerem.” Completa Dra. Elisabeth.

Quando qualquer nódulo for palpado na mama, é imprescindível o exame clínico pelo especialista.

Compartilhe esta notícia

Posts relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: