Estudo comprova que beber água antes das refeições emagrece

Estudo comprova que beber água antes das refeições emagrece

Por Redação DermaDream 

A água é indispensável para a sobrevivência, o que muitos desconhecem é que a sede também é regulada por um hormônio (vasopressina ou hormônio antidiurético (ADH) produzido pelo hipotálamo (região cerebral) armazenado na neurohipófise (uma região bem pequena e especial da hipófise).Estudo recente comprovou que beber água antes das refeições contribui sim para o emagrecimento.

O estudo publicado na Obesity (revista referência na endocrinologia) relata que cientistas reuniram pessoas obesas e as dividiram em dois grupos. Ambos passaram 12 semanas se alimentando com uma dieta de baixa caloria, mas um dos grupos foi orientado a beber mais água (o grupo foi orientado a ingerir 500 ml de água – dois copos antes de cada uma das três principais refeições do dia).

Ao final do experimento, todos os participantes perderam de 5kg a 8kg, porém, os participantes do grupo que deveriam beber mais água eliminaram, em média, 2kg a mais do que as pessoas que não aumentaram a quantidade de água ingerida.

Durante o experimento as pessoas que beberam mais água antes das refeições comeram em média 40 calorias a menos do que as outras. A pesquisa, sob este aspecto, corrobora experimentos anteriores no qual indivíduos que bebem mais água ingerem cerca de 200 calorias a menos ao longo de um dia inteiro.

A explicação para isso é a seguinte: ao beber água antes de uma refeição, ocorre uma distensão do estômago, que libera hormônios e sinais para o cérebro sinalizando que a saciedade já pode ser iniciada. O processo começa antes mesmo da refeição. Os sinais levam 20 minutos em média para atingir o cérebro, ou seja, ao ingerir água 30 minutos antes de comer, o indíviduo tem a saciedade ativada e assim sente-se saciado com quantidades menores que de costume.

Compartilhe esta notícia

Posts relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: